Interjeição... psiu!

Olá, pessoas, tudo ok? Hoje nosso assunto é INTERJEIÇÃO... esta palavra te lembra alguma expressão? Pois é... interjeição é a palavra invariável usada para exprimir emoções e sentimentos... por isso, de todas as classes de palavras é a que mais depende de entonação e contexto.
Observe nos versos de Casimiro de Abreu:

"Oh! vem, formosa, meu amor é santo...
Oh! vem depressa, minha vida foge..."

"Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida..."

IMPORTANTE:
Em alguns casos, são usados grupos de palavras com o valor de uma interjeição: são as LOCUÇÕES INTERJETIVAS, como: puxa vida! não diga! graças a Deus! que horror! etc.

Agora, veja bem... como uma interjeição pode expressar várias emoções, qualquer lista que se faça está sujeita a falhas. Entretanto, para termos uma visão global, eis aqui uma relação das principais interjeições (e locuções interjetivas) e dos estados emocionais correspondentes:

advertência: cuidado! calma! atenção!
afugentamento: fora! rua! passa! xô!
alegria: ah! oba! oh!
animação: avante! eia! vamos!
aplauso: bravo! bis! mais um!
chamamento: oi! ô! olá! alô! psit!
desejo: quem me dera! se Deus quiser! oxalá! tomara!
dor: ui! ai!
espanto: puxa! oh! xi! uai! ué!
silêncio: silêncio! psiu! quieto! caluda!
terror, medo ou aversão: cruz-credo! valha-me Deus!

ATENÇÃO!
Você percebeu que as interjeições e as locuções interjetivas são marcadas graficamente pelo ponto de exclamação (!). É ele que nos indica, numa leitura, a entonação e o valor exclamativo de um enunciado. (Aliás, exclamar significa 'clamar forte', 'expressar um determinado estado emocional'.

É isso, minha gente, espero que tenham gostado do conteúdo de hoje... vocês sabiam que além da interjeição existe a locução interjetiva??? Pois é, aqui tem sempre muitos temas. Curtam e compartilhem com seus amigos.

Forte abraço,
Patrícia Meyer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - ERRADO X CERTO

Escrevo com g ou j?